Dica Cultural: Programação para o fim de semana

Três dias de intensa programação com muita interação. Essa é a proposta da Aldeia Rio Silveira, que vai realizar na quinta, sexta e sábado (21 a 23) o Festival da Cultura Indígena Guarani Mbya. O evento conta com apoio da Prefeitura de Bertioga. “Mbya”, em Guarani, significa “verdadeiro”.

Os interessados em conhecer um pouco da cultura indígena terão transporte gratuito na sexta-feira e no sábado. A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, está disponibilizando dois ônibus para a Aldeia, que fica em Boracéia. Serão duas saídas, no período da manhã, às 9 horas, com retorno às 13 horas, e no período da tarde, com saída às 13 horas e retorno às 18 horas.

O ponto de encontro será na Casa da Cultura, que fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Centro. As agências de turismo de Bertioga também contam com pacotes especiais para os dias do evento. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3319-9150.

Toda a programação acontece das 9 às 19 horas, no campo de futebol da Aldeia. No local haverá infraestrutura para os visitantes e estão sendo esperados 60 índios das aldeias de Parelheiros, em São Paulo, e Sapucai, de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, ambas da etnia Guarani. Da Aldeia Rio Silveira estarão participando cerca de 400 índios.

No período da manhã, os Guarani farão apresentações culturais como dança e música. A beleza do artesanato estará em exposição, como as bijuterias confeccionadas pelos indígenas, algumas réplicas de arco e flecha e outros artefatos, além das cestarias, que chamam a atenção pelo trançado e colorido das peças. Os visitantes também poderão congraçar com os índios, por meio da pintura corporal, cada uma com um significado especial.

A partir das 14 horas, os Guarani farão apresentações de dança, como o xondaro guerreiro e a tangara guerreira, ritual que representa o final da adolescência e o início da fase adulta para os jovens da etnia.

A força e a habilidade dos Guarani serão colocadas à prova durante as apresentações esportivas. Disputas no arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida e futebol estão previstas para acontecer durante toda a tarde.

Para encerrar a programação do dia, os Guarani vão apresentar a beleza das mulheres indígenas, com o Desfile de Xondaria.

O Festival de Cultura Indígena Guarani Mbya é gratuito. O acesso à Aldeia Rio Silveira é feito pela SP-55 (Rodovia Rio-Santos), no km 189, pela Alameda Mauá.

 

Confira a programação do Festival para quinta, sexta e sábado (21 a 23)

 

9h: Abertura com apresentações culturais e venda de artesanato

14h:  Apresentação de dança xondaro guerreiro

14h20:  Apresentação de dança tangara guerreira

15h:  Arremesso de lança (feminino e masculino)

15h30:  Cabo de força (feminino e masculino)

16h:  Corrida de 2 quilômetros (feminino e masculino)

17h: Festival de Talentos

18h: Torneio de Futebol (feminino e masculino)

18h40: Desfile Xondaria

19h: Encerramento